FAQ - QUESTÕES FREQUENTES

1. As grávidas e as crianças podem consumir água tratada com Aquatabs?

Sim. Podem consumir com segurança água tratada com Aquatabs, desde que usem    as concentrações recomendadas. 

2. O que fazer se engolir Aquatabs?

Embora as Aquatabs não sejam tóxicas, com a ingestão das mesmas beba leite em abundância e na falta deste, água. Procurar o aconselhamento médico o mais rapidamente possível.   

3. Ferver a água é eficaz?

Ferver a água elimina maior parte dos micro-organismos. Contudo, a água fervida não tem efeito residual e pode ser contaminada novamente. 

4. As Aquatabs podem ser usadas em temperaturas muito baixas?

Sim, as Aquatabs podem ser utilizadas em ambientes com temperaturas baixas. 

5. As Aquatabs são um medicamento?

Não, são um desinfectante registado na DGS.  

6. Como é que as pastilhas de purificação de água Aquatabs funcionam?

Cada pastilha de Aquatabs contém dicloroisocianurato de sódio, vulgarmente designado por NaDCC. Quando adicionada à água para dissolver, a pastilha liberta uma quantidade de ácido hipocloroso (cloro livre disponível), que é universalmente reconhecido como um desinfectante seguro e eficaz.

7. As Aquatabs deixam cor ou algum sabor na água tratada?

Não, contrariamente a outros tratamentos de purificação da água como o iodo ou Dióxido de Cloro, as Aquatabs não irão dar cor à água ou deixar um sabor desagradável. O NaDCC é diferente do cloro tradicional e, como tal, é muito difícil de encontrar qualquer gosto de cloro na água tratada. Na verdade, geralmente, há menos gosto de cloro na água tratada com Aquatabs do que na água da torneira que consumimos a nível domestico.

8. As Aquatabs têm algum tipo de certificação?

Sim, o NaDCC utilizado nas Aquatabs é certificado para NSF / ANSI Standard 60 e foi aprovado para o tratamento da água potável nos E.U.A pela EPA (Environmental Protection Agency) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde) / JECFA.

As Aquatabs também obedecem às especificações da OMS (The New Kit de Emergência Saúde 98), Cruz Vermelha Internacional (Código: Tipo de 21,1), UNICEF (Códigos: S 1588350 / S 158355 / S 0003245) e da NATO (Stock Number: 6850-99-225-1833).

9. As pastilhas Aquatabs são fabricadas sobre algum controlo de qualidade?

Sim, as Aquatabs são produzidas em conformidade com especificações das normas farmacêuticas internacionalmente reconhecidas GMP (Good Manufacturing Practice) essências para a produção deste tipo de produto.

As Aquatabs são fabricados por Medentech Ltd., que está certificada pelo padrão internacional de qualidade ISO 9001:2000.

10. As Aquatabs são um produto novo?

Não, as Aquatabs são utilizados em todo o mundo há mais de 20 anos para purificar água para consumo humano.

11. Quais as precauções recomendadas quando se utilizam as pastilhas de purificação de água Aquatabs?

As seguintes precauções gerais são recomendadas quando se utiliza Aquatabs: Manter fora do alcance das crianças. Não engolir comprimidos. Se engolir um comprimido, consulte um médico imediatamente e mostre a embalagem. Não misturar com outros produtos. Armazene em local fresco e seco.

12. Depois de colocar a pastilha na água, quanto tempo devemos esperar para poder beber?

Na maioria das situações, a água tratada com Aquatabs é segura para beber após 30 minutos. Consulte o gráfico da embalagem. 

13. Aquatabs podem ser utilizadas na água turva ou extremamente suja com elevados níveis de sedimentos e/ou matéria orgânica?

Quanto maior for a quantidade de sedimentos e/ou matéria orgânica dentro da água a ser tratada, maiores são as probabilidades de as bactérias, vírus e fungos se "esconderem" do cloro desinfectante. Com quantidades excessivas de sedimento e/ou matérias orgânicas pode não haver desinfectante suficiente para eliminar a totalidade dos contaminantes. Toda a água a ser tratada com Aquatabs deve ser clara. Poderá filtrar a água através de uma t-shirt ou de um filtro de café.

14. As pastilhas Aquatabs contêm iodo?

Não, as Aquatabs não contêm iodo. Alguns estudos confirmam os riscos para a saúde humana quando o Iodo é usado como um agente de purificação da água, especialmente quando usado por mulheres grávidas e/ou quando usado numa base regular de longo prazo.

15. As Aquatabs podem ser utilizadas para purificação da água numa base de longo prazo?

Sim, as Aquatabs produzem níveis extremamente seguros de cloro que são comparáveis aos encontrados na água da torneira municipal.

16. As Aquatabs têm uma data de validade ou prazo de vida útil?

Sim, as Aquatabs nas suas embalagens originais e armazenados em um local fresco e seco têm uma vida útil de 5 anos. Por favor verifique sempre a data de validade impressa no blister de 10 pastilhas (Mês/Ano).

17. As pastilhas Aquatabs podem ser usadas para lavar frutas e legumes?

Sim. Podemos utilizar Aquatabs para tornar a água segura antes de lavar as frutas, legumes e outros vegetais. Quando a finalidade é desinfectar frutas, legumes ou outros produtos agrícolas para uso industrial, existem pastilhas de maior capacidade adaptadas a esta função.

Aquatabs Portugal

Edifício Imporquimica 
Zona Industrial do Carvalhinho
Lote 11 - Apartado 39
2861-909 Moita | Portugal


+351 21 280 83 90
info@aquatabs.pt

  • Facebook - White Circle